Contextualização

Contextualização do sistema

O interesse na operacionalização da avaliação da Significância Clínica (CS) e do Índice de Mudança Confiável (RCI) surgiu da necessidade observada por algumas pesquisadoras, com relação à verificação da efetividade de intervenções nas áreas clínica e de pesquisa, principalmente devido à crescente demanda por tratamentos baseados em evidências empíricas.
Apesar de Jacobson e Truax (1991) terem proposto um método (conhecido como
Método JT) para verificação da CS e RCI já na década de 90, ele ainda não tem sido muito utilizado por pesquisadores e profissionais. Acredita-se que haja pouco conhecimento com relação a este método, além da dificuldade em operacionalizar estas análises.
Por outro lado, observa-se uma enorme carência de métodos de análises de dados de pesquisa (neste caso, especificamente envolvendo intervenções), já que as análises estatísticas tradicionais nem sempre podem contemplar todos os conjuntos de dados (por exemplo, intervenções com poucos sujeitos ou com um único participante) e trabalham com análise de médias de grupos e não análises individuais.
Assim, buscando amenizar esta carência, algumas pesquisadoras se envolveram no estudo, aperfeiçoamento e busca de uma facilitação na operacionalização do Método JT, culminando na construção deste sistema.
Este processo foi iniciado pelas pesquisadoras Zilda A. Pereira Del Prette e Adriana A. R. Aguiar, dando origem ao livro Calculando a significância clínica e o índice de mudança confiável em Pesquisa-Intervenção (Aguiar, Aguiar e Del Prette, 2009), da editora EdUFSCar.
O Método JT foi também tema de um Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a participação de recém-doutores (PRODOC), financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e desenvolvido junto ao programa de Pós Graduação em Educação Especial da Universidade de São Carlos, coordenado pela Dra. Enicéia Gonçalves Mendes e cuja bolsista é a responsável por este sistema.

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