O Método JT

Descrição do Método JT

Toda intervenção em Ciências Humanas deve ser avaliada em sua eficácia (resultados imediatos) e efetividade (resultados de médio e longo prazo e impacto sobre a vida do cliente)1 o que permite a seleção de programas, procedimentos e técnicas baseadas em evidência (Evans, Marginson & Barkham, 1998; Levant, 2005; Marginson, Barkham, Evans, McGrath, Clark, Audin & Connel, 2000) para uso mais disseminado na prática profissional. A busca por tratamentos que tenham seus resultados comprovados empiricamente é algo que tem-se caracterizado na pesquisa aplicada em várias áreas como medicina, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia entre outras (Andrade, 2004; El Dib, 2007; Del Prette & Del Prette, 2008; Del-Prette, Marques & Peccin, 2005; Silvares & Meyer, 2005; Aguiar, Del Prette & Aguiar 2009). Ao lado dos procedimentos estatísticos inferenciais clássicos (por exemplo, estudos clínicos randomizados) vários métodos surgiram nas duas últimas décadas, especialmente na psicologia, com o propósito de avaliar intervenções, buscando evidências empíricas de sua eficácia e efetividade (Del Prette & Del Prette, 2008; 2011; Jacobson, Roberts, Berns & McGlinchey, 2002). Um deles é o método proposto inicialmente por Jacobson, Follette e Revenstorf (1984) que ficou conhecido posteriormente posteriormente como MÉTODO JT (Jacobson & Truax, 1991), em alusão às iniciais de seus autores.

Este método se apóia em dois conceitos centrais: a significância clínica e o índice de mudança confiável (Reliable Change Index - RCI). Estes conceitos podem ser transpostos para várias áreas da saúde (como por exemplo fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, educação física) e no âmbito da Educação. Em todos esses contextos, realizar estudos clínicos randomizados, experimentais ou quase experimentais é um procedimento particularmente difícil e obter medidas de mudanças individuais, mesmo dentro de procedimentos grupais, pode ser altamente desejável. Conforme Del Prette, 2008, no âmbito da Educação, o Método JT pode ser bastante promissor e inovador na investigação da "significância educacional" de programas e procedimentos específicos.

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1 Sobre eficiência e efetividade de intervenções psicológicas, sugerimos o livro Del Prette e Del Prette (2011), Habilidades sociais: Intervenções efetivas em grupo, publicado pela Editora Casa do Psicólogo.

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